Reversão da Cirurgia Bariátrica: Intercorrências

É muito importante conhecer as intercorrências que podem ocorrer pós Cirurgia Bariátrica. Conheça-as melhor.

Fístula da Anastomose Gastrojejunal

Uma das complicações mais temidas e difíceis de diagnosticas é a Fístula da Anastomose Gastrojejunal. No princípio o paciente pode apresentar apenas taquicardia e, mais tardiamente, dispneia e derrame pleural. A última coisa a ser percebida é a peritonite..

Hematoma-Seroma da Incisão

O Hematoma-Seroma da Incisão pode ser minimizado pela lavagem exaustiva da ferida operatória e aproximação do subcutâneo.

Hérnia Incisional

Em geral, a Hérnia Incisional não é acompanhada de dor e o seu principal sintoma é um abaulamento na região operada. Pode também aparecer dor e desconforto quando a pessoa realiza movimentos que exigem força abdominal.




Embolia Pulmonar

A Embolia Pulmonar é rara, porém muito temida. É possível diminuir sua incidência com o uso de meias elásticas ou massageador de panturrilhas no intra e no pós-operatório imediato.

Obstrução Intestinal

A Obstrução Intestinal é uma complicação grave que ocorre devido à hérnia interna de delgado. Seu tratamento é cirúrgico e de urgência, pois o retardo no tratamento pode levar a necrose de segmento intestinal e/ou distensão da alça bileopancreática, e consequente dilatação retrógrada do estômago excluso, com ruptura da linha de grampos e peritonite.

Colecistite Calculosa

A Colecistite Calculosa pode aparecer após qualquer tratamento para perder peso, inclusive após Cirurgia Bariátrica. Geralmente, deve ser operada assim que o diagnóstico for confirmado.

Converse no WhatsApp