Fisioterapeuta

Introdução

A fisioterapia na cirurgia bariátrica é realizada para amenizar as alterações no funcionamento do aparelho respiratório, tais como: diminuição do volume pulmonar e da força dos músculos respiratórios, o que favorece o aparecimento de complicações principalmente quando associadas à cirurgias, anestesias e repouso prolongado.

Tornando-se de fundamental importância a atuação da fisioterapia respiratória, no pré e pós-operatório imediato, tendo como auxílio os exercícios respiratórios e o aparelho chamado Respiron que terá como objetivo: prevenir, reabilitar e solucionar possíveis complicações respiratórias, o surgimento de trombose venosa profunda (TVP), embolia ou até mesmo um colabamento pulmonar.

A importância da fisioterapia

A fisioterapia exerce um papel de grande importância no pré e no pós-operatório da cirurgia bariátrica, uma vez que a execução dos métodos de fisioterapia respiratória são solicitadas para a prevenção de complicações advindas da ação cirúrgica e igualmente na reabilitação prévia dos volumes e capacidades pulmonares ocasionadas pelo excesso de gordura corporal.

Cada paciente deve ser tratado individualmente, pois cada organismo reage de uma forma.

É nessa fase que acontece o preenchimento obrigatório dos documentos de consentimento da realização da cirurgia, no qual o paciente reconhece estar devidamente informado sobre os benefícios e riscos da mesma.




Pré e pós operatório

A fase fisioterapêutica pré-operatória vai avaliar e potencializar a função pulmonar do paciente para o procedimento cirúrgico..

Já na fase pós-operatória sua atuação é imediata, através da estimulação da retirada do paciente do leito o mais precocemente possível, dos exercícios de reexpansão pulmonar aumentando a quantidade de ar que entra nos pulmões, melhorando a troca gasosa e a oxigenação corporal, e fazendo o acompanhamento da deambulação. Sendo assim diminuindo quaisquer complicações futuras.

Os exercícios pré operatório oferecerão melhores condições respiratórias para realizar a cirurgia e também facilitará a prática dos mesmos no pós-operatório.

O fisioterapeuta, especializado em Cirurgia Bariátrica, possui um papel muito importante no pré e pós-operatório. Além da importância da fisioterapia e de todos os profissionais envolvidos (equipe multidisciplinar) estarem empenhados no sucesso da cirurgia bariátrica, a paciência, a força de vontade e principalmente a dedicação do paciente são fundamentais para uma recuperação mais rápida e de total sucesso. .

Converse no WhatsApp